Minha Proposta é a Reflexão.

Minha foto
Um livre pensador, amante da vida e do Deus que a criou.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sobre a Universidade


“Por certo, agrada-nos ver que, ainda hoje, existem [na universidade de] [...], em muitas áreas, homens que são personalidades de proa na ciência e na erudição e, ao mesmo tempo, homens de caráter absolutamente independente. Contudo, o número de medíocres submissos, muito procurados por sua submissão, está, ao que tudo indica, crescendo ali mais rapidamente do que em qualquer outra parte. Agora, pessoas do tipo [...] progridem – pessoas para as quais, do ponto de vista do governo, a nomeação para a universidade é essencialmente um ato de patrocínio, que confere vantagens financeiras e sociais.” (WEBER, Max. in Sobre a universidade: o poder do Estado e a dignidade da profissão acadêmica. São Paulo: Cortez, 1989, p.39)

Carta de encerramento de mandato como membro da Congregação Universitária e do Colégio de Coordenadores na Escola Superior de Teologia do Mackenzie:

[...] Agradeço aos colegas a confiança em mim depositada [...]

Neste último pronunciamento como representante é imperativo lembrá-los que a Universidade é o campo fértil onde se fomenta os mais sublimes ideais de humanidade. Portanto, não se é possível fazer a Universidade a partir de meia dúzia de burocratas. Antes, a Universidade é vivida e construída a partir da integração de esforços da totalidade dos que dela participam. A Universidade é a constituição visível da dedicação, do empenho e, sobre tudo, do comprometimento de seus docentes, discentes e administrativos em prol do desenvolvimento e da disseminação do conhecimento, tendo como regra magna a liberdade de pensamento. A Universidade é local da neutralidade axiológica, local onde deve ser possível o debate, o embate e a convivência das diversas cosmovisões. A Universidade é local da Ciência e do livre pensar! Sendo estranho ao conceito de Universidade a imposição de uma única cosmovisão. A Universidade não é local da convicção religiosa, ideológica, política ou partidária. Nem, tão pouco, local de disputa de grupos de interesse. A Universidade é local do debate acadêmico de mais alto nível, do respeito à diversidade de visões de mundo, da liberdade de pensamento e, principalmente, local do desenvolvimento científico que beneficie a humanidade.
Que Deus nos ajude nessa jornada.
'Em tudo seja Deus glorificado' (Regra de São Bento Cap. 57:9)
Regis Augusto Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário